19.01.2023 – Falas de Lula, Campo Neto e Americanas ficam na mira em meio à cautela externa

Bolsas negativas nessa quinta-feira. O EuroStoxx cai 0,9% e os futuro do S&P e do Nasdaq cedem 0,5%. Na Ásia, o Hang Seng subiu 0,5% e o Nikkei caiu 1,4%. O VIX sobe 0,6 ponto para 20,9 pontos. Nas moedas, o DXY perde 0,2% e vai a 102,2 pontos. Nas commodities, o preço do petróleo cai 0,8% a USD 84,3/bbl, os futuros curtos do minério de ferro avançam 0,5% para 122 dólares por tonelada e os grãos perdem até 0,3%. Toda a curva de Treasuries fecha taxa em até 2 bps.

Nos EUA, os mercados ontem reagiram aos dados fracos de atividade e à temporada de divulgação de resultados corporativos, que até agora está vindo com vendas praticamente em linha e resultados pouco acima do esperado. Hoje teremos mais dois Fed speakers, Susan Collins and John Williams, e Lagarde, do ECB, em Davos.

Temporada de resultados: No S&P, 40 de 499 empresas reportaram, 72% delas acima do esperado em uma surpresa agregada de +5%. Na Nasdaq, 74 de 3267 empresas reportaram, 58% delas acima do esperado, mas com surpresa agregada de +3%.

No Brasil, jornais repercutem falas de Lula ontem. No começo da tarde o presidente defendeu a isenção de IRPF a quem recebe até BRL 5 mil por mês. O custo da medida segundo estimativas seria de cerca de BRL 120 bi ao ano, podendo chegar até a BRL 173 bi com ajustes também nas deduções, segundo estimativas do Gabriel Leal de Barros, economista-chefe da Ryo Asset.

 

Cadastre e receba conteúdos de qualidade!
Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade