Opção pela remuneração fixa às assessorias de investimentos traz mais transparência na relação entre cliente e consultoria e auxilia também no planejamento financeiro

 

O modelo fee based, no qual o cliente opta por pagar uma taxa fixa à sua assessoria de investimentos, tem crescido entre os investidores brasileiros no último ano. Na RP Capital, escritório de investimento sediado em Ribeirão Preto e com filiais no interior de São Paulo, mais de 20% do capital assessorado já faz uso do modelo.

“Estamos crescendo bastante essa base, já temos mais de 20% do nosso capital assessorado nesse modelo e percebemos que os clientes que optaram estão mais confortáveis com a relação assessor/cliente, estão concentrando mais seu capital aqui conosco e são clientes que mais aportam recursos”, explica Fabio Biffi, assessor de investimentos da RP Capital.

Conhecido entre os investidores com os nomes de fee based, fee-only, fee fixo ou taxa fixa, o modelo é uma opção ao formato baseado em comissões. Diferente do modelo tradicional de comissionamento, no qual o assessor é remunerado com base em comissões geradas pelos ativos financeiros, no modelo de fee based cliente e assessor acordam uma taxa anual, que incidirá sobre o montante do patrimônio do investidor e todas as comissões geradas dos produtos são devolvidas ao cliente, creditadas em conta.

Fabio Biffi destaca que o modelo foi criado para dar ainda mais transparência na relação entre clientes e escritórios de assessoria financeira, reduzindo o conflito de interesses entre as partes. “Nesse modelo, o cliente sabe exatamente quanto custa o serviço de assessoria sem surpresas ou taxas ocultas sobre as transações. Facilita o entendimento de que o serviço prestado pelo assessor é de planejamento financeiro, e não apenas de execução de ordens”, complementa.

Como a remuneração do assessor não está vinculada a comissões, o cliente pode ter a certeza de que as indicações são de fato as melhores opções para a carteira dele.  E para as consultorias, o modelo traz uma previsibilidade maior de receita para escritório e assessor, além de deixar a relação assessor/cliente ainda mais harmônica, já que reduz o possível conflito de interesse.

 

Planejamento Financeiro

O modelo fee based também é um aliado do cliente que busca um serviço de planejamento financeiro com estratégia personalizada, baseada em orientações customizadas e não decisões autodirigidas, pois promove um alinhamento de interesses entre o assessor e o cliente. “O foco passa a ser o crescimento sustentável da carteira do cliente ao longo do tempo, sem o incentivo de realizar muitas operações. Isso cria uma relação de confiança e fidelidade, já que o cliente percebe que o assessor está mais comprometido com seus objetivos financeiros de longo prazo”, avalia Biffi.

O maior alinhamento de interesses entre assessor e cliente permite que o assessor faça a gestão de outras demandas do cliente, como por exemplo planejamento sucessório, seguros ou até mesmo projetos de vida como a aposentadoria.

E vale destacar que o assessoramento baseado em taxa fixa é indicado para clientes de todos os perfis. Na RP Capital, o cliente tem acesso a um ecossistema muito robusto que atende qualquer demanda financeira dele, seja na pessoa física quanto na jurídica. “A empresa conta com várias áreas de atuação, desde nossa área foco que continua sendo a de investimentos, até áreas de planejamento sucessório e patrimonial, área de seguros, consórcio, crédito e contamos também com uma gestora própria que auxilia na estruturação de operações imobiliárias e do agronegócio”, explica Biffi.

Com uma nota NPS acima de 95, que é o indicador que mede a satisfação do cliente com o atendimento oferecido pelo escritório, a RP Capital investe na formação e desenvolvimento dos seus assessores.  “Temos um time de assessores experientes e com as principais certificações do mercado. Em paralelo a isso, investimos em treinamentos constantes para que todos estejam sempre atualizados”, afirma.

O Head comercial do segmento Private da RP Capital ainda ressalta que o grande desafio para uma maior adesão ao modelo fee based é o educacional. “É um modelo ainda pouco conhecido aqui no Brasil, mas acreditamos que é questão de tempo para que seja difundido em larga escala. A RP está na vanguarda nesse assunto. Temos feito reuniões constantes com nossos clientes para apresentar essa opção”, conclui.

 

Sobre a RP Capital

Com sede em Ribeirão Preto, a RP Capital também possui escritório em Rio Claro, São José do Rio Preto, Franca e São Sebastião do Paraíso, MG. O modelo de negócios inovador aliado à dedicação total aos seus clientes fez com que a RP Capital criasse soluções para atender todas as demandas financeiras de seus clientes em um único lugar. Hoje, o grupo RP Capital reúne as seguintes empresas: RP Seguros, RP Wealth Management, RP Corporate e RP Private.

A RP Capital está entre os 20 melhores escritórios credenciados da XP Investimentos no país e tem um dos melhores NPS (Net Promoter Score), metodologia que mede a satisfação dos clientes, entre os escritórios com mais de 5 mil clientes. Além disso, é reconhecida na categoria E15 XP Empresas, focada no atendimento a clientes pessoa jurídica.

Mais informações: https://rpcapital.com.br/

Cadastre e receba conteúdos de qualidade!
Preencha o formulário para abrir a sua conta
Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade